Os cuidados com a saúde masculina, com ênfase na prevenção ao câncer de próstata, foi tema de debate promovido nesta quinta-feira (28/11), pela TV ANFIP, no Youtube. A live foi mediada pela vice-presidente de Serviços Assistenciais, Margarida Lopes de Araújo.
O objetivo do evento é a conscientização da sociedade, principalmente dos homens, sobre esse assunto tão relevante, especialmente nesta época do ano, com a campanha Novembro Azul em destaque.
A cirurgiã geral e coloproctologista Érika Cristina Brandão da Silva Barros, que também é gerente médica da Allcare, apresentou informações sobre o câncer de próstata, abordando aspectos importantes como fatores de risco, diagnóstico e os avanços no tratamento da doença.
Segundo a médica, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso no tratamento da doença. “O exame de PSA (antígeno prostático específico) e o de toque retal são complementares e devem ser feitos por homens a partir dos 50 anos ou, em caso de pessoas negras, que são do grupo de risco, ou com histórico familiar de câncer de próstata, a partir dos 45 anos”, detalhou.
Érika Brandão também falou sobre os tratamentos disponíveis, que variam desde a vigilância ativa até abordagens mais agressivas, como a cirurgia e a radioterapia, dependendo do estágio da doença. A médica enfatizou que, apesar de ser um diagnóstico difícil, o câncer de próstata tem altas taxas de cura quando detectado precocemente. “O câncer de próstata apresenta poucos sintomas em sua fase inicial e, se o homem esperar por sintomas, a doença pode evoluir para estágio avançado”, alertou.
Ao longo da live, o público teve a oportunidade de interagir com a especialista, enviando perguntas via chat.
Sorteio – Durante a transmissão, também foram realizados sorteios de brindes, oferecidos pela Allcare, sendo 1 garrafa esportiva com toalha de rosto, 1 bolsa sacola e 1 marmiteiro térmico. Os ganhadores foram: Manoel Carvalho de Almeira (Nordeste), Marina Vicente Freire da Rocha (Sul) e Marluce do Socorro da Silva Soares (Norte).
A live completa está disponível na TV ANFIP, no YouTube. Assista ou reveja todas as informações apresentadas.