Mesa Coordenadora do CR analisa relatórios das eleições e estrutura de comissões da ANFIP

248

Em reunião realizada nesta sexta-feira (5/1), a Mesa Coordenadora do Conselho de Representantes (CR) analisou os pareceres da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) e decidiu sobre recursos e pendências em relação ao processo. Também tratou sobre o Comitê Gestor do Projeto Sociocultural e as Comissões de Finanças e ANFIP do Futuro.

Os conselheiros abordaram ainda a formação da Comissão Estatutária, a fim de que o colegiado inicie o trabalho de elaboração do novo estatuto o quanto antes.

Participaram da reunião o coordenador, Carlos José de Castro (GO), e os conselheiros Genésio Denardi (SP), Lourival de Melo Lobo (PI) e Severino Felipe da Silva (PB). Também foi convidado para o encontro Gilson Fernando, que presidiu a Comissão Eleitoral Nacional.

Gilson Fernando pontuou inicialmente que a Comissão se pautou pelo Regulamento Eleitoral, agindo com impessoalidade em suas decisões. “As normas devem ser respeitadas, apesar dos argumentos contrários. Na condição de Auditores, temos que agir de acordo com a norma e a regra. Foi assim que a CEN pautou seu trabalho”, salientou.

Os conselheiros aprovaram o relatório da CEN, apresentaram seus posicionamentos em relação aos casos apontados e discutiram melhorias para os próximos períodos eleitorais, sugerindo, inclusive, a atualização do regulamento. Também aprovaram o parecer do Conselho Fiscal referente à prestação de contas da campanha para as eleições da ANFIP 2023 e analisaram as ressalvas apresentadas no documento.