Em reunião com ex-presidentes da ANFIP, lideranças ainda dedicadas à representação associativa, o presidente Miguel Arcanjo Simas Nôvo prestou contas das atividades desenvolvidas durante o ano, apresentou dados e reforçou que o êxito das ações foi fruto do empenho de um grupo comprometido com a Entidade. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (4/12), em Brasília.
Dentre os temas abordados, destaque para o Projeto Sociocultural, que ganhou corpo ao longo do ano e, hoje, tem sido desenvolvido de forma consistente em praticamente todos os estados. Miguel destacou a necessidade do cumprimento das normas e parabenizou estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, pelo excepcional trabalho que tem feito com os associados. “O projeto vai demandar muito mais no próximo ano”, adiantou o presidente.
Outro projeto apresentado foi o ANFIP do Futuro, que está finalizando a fase de unificação de inscrições e mensalidades entre a Nacional e as Estaduais, com resultado extremamente satisfatório. Segundo Miguel Nôvo, que encampou e retomou a execução do projeto nesta gestão, a unificação traz vantagens para as Estaduais, que estão respaldadas ainda por resoluções, caso haja perdas, o que não tem ocorrido para as que já aderiram. “As Estaduais também têm a vantagem de ter recebido os associados que eram exclusivos da ANFIP”, frisou, fato que dá aos filiados um amplo amparo na sua representação. O associado terá ainda acesso a todas as atividades do estado, inclusive ao Projeto Sociocultural.
O presidente também falou da criação da nova modalidade de filiação, o sócio contribuinte, que atende aos herdeiros de associados já falecidos na busca dos direitos de seus entes. A demanda foi aprovada em Convenção Nacional e está em pleno andamento.
A negociação que resultou na troca da administradora do plano de saúde também foi abordada pelo presidente Miguel Nôvo. Após várias reuniões e análise de cenário, a ANFIP conseguiu fechar contrato com uma nova administradora, a Allcare, tornando o plano de saúde uma das melhores opções para os associados, tanto em tabela de preços quanto em atendimento, sendo comercializados contratos que se enquadram a várias demandas.
Ao final, os ex-presidentes puderam fazer perguntas, opinar sobre os temas e trocar experiências de gestão, fruto dos anos dedicados à Associação. Também ofereceram diversas sugestões, que prontamente foram acatadas pelo presidente. “Que a gente se reúna com mais frequência. Dessa reunião saíram propostas que serão muito úteis ainda nesta administração”, frisou.
Participaram da reunião os ex-presidentes Antônio Rodrigues de Sousa Neto, Décio Bruno Lopes, Jorge Cezar Costa, Margarida Lopes de Araújo, Severino Cavalcante, Álvaro Sólon de França, Marville Taffarel e Floriano Martins de Sá Neto. Acompanharam os debates, o coordenador da Mesa do Conselho de Representantes, Carlos José de Castro, o presidente da ANFIP-PR, Josemar Jorge Cecatto, e Floriano José Martins, da Comissão ANFIP do Futuro.