Conselho de Representantes inicia reunião ordinária em Brasília

55

Os integrantes do Conselho de Representantes (CR) da ANFIP realizaram, nesta terça-feira (3/12), presencialmente, a tradicional reunião ordinária para tratar de assuntos internos envolvendo as Associações e Representações Estaduais de todo o Brasil.

O presidente do CE, Miguel Arcanjo Simas Nôvo, agradeceu a presença “em massa” dos conselheiros e conselheiras, ressaltando a importância do diálogo claro e eficiente entre a entidade Nacional e as Estaduais. Ainda, convidou todos os presentes para o lançamento do livro A Previdência Social e a Economia dos Municípios, na sede da Associação, e deu detalhes sobre a construção do “Renunciômetro”, cujo objetivo é calcular em tempo real o montante de renúncias por parte do governo.

“Se nós formos analisar, o governo faz políticas públicas renunciando receitas de contribuições sociais. Isso é um crime, e nós temos que ter argumentos para levantar a bandeira no Congresso Nacional. É algo que nós vamos priorizar”, afirmou o presidente.

Miguel Nôvo também convocou uma reunião com os ex-presidentes da ANFIP para apresentar as atividades já desenvolvidas pela gestão e discutir soluções em conjunto. “São pessoas que têm uma experiência grande em nossa Casa, que enfrentaram obstáculos e conseguiram superar os desafios com sabedoria. Então, principalmente agora, em que estamos à frente do projeto ANFIP do Futuro, gostaríamos de ouvi-los”, pontuou.

Por fim, o presidente atualizou a todos sobre o processo de unificação das inscrições e mensalidades que está em andamento e deve ser concluído no início do próximo ano. “Tudo isso está sendo feito em prol do associado, padronizar e modernizar a Entidade. Nossa prioridade é sempre o associado, ativo, aposentado ou pensionista, e assim vai ser enquanto estivermos à frente da Entidade”, afirmou o presidente, desejando uma profícua reunião ao CR.

Em seguida, Carlos José de Castro, coordenador do Conselho, deu continuidade às tratativas determinadas em pauta. Foi instituída uma comissão para avaliar recursos do Projeto Sociocultural, que apoia eventos e atividades para valorização e integração dos Auditores Fiscais nos estados.

Além disso, foram aprovados documentos relacionados à proposta orçamentária para o exercício 2025 e analisados os relatórios das vice-presidências do Conselho Executivo (CE) sobre o trabalho cumprido ao longo do ano. O encontro termina nesta quarta-feira (4).