O advogado Diego Cherulli, que atende associados da ANFIP, alerta para tentativas de golpe em que criminosos tentam extorquir dinheiro dos clientes por meio do PIX e transferências bancárias. O advogado orienta que “ninguém deve pagar imposto, taxa, honorários ou qualquer coisa sem ter recebido, primeiro, os valores que lhe são devidos”.
A fraude ocorre quando golpistas, utilizando dados obtidos de processos judiciais de forma desconhecida, entram em contato com as vítimas por meio de números falsos, alegando serem representantes do Cherulli Advocacia & Consultoria. Eles também copiam fotos da logomarca do escritório e do advogado.
O escritório reforça que o único número autorizado para contato com os clientes é o (61) 99819-0433.
Caso receba mensagens de um número diferente, a recomendação é bloquear imediatamente e denunciar ao WhatsApp. Se foi vítima do golpe, também deve registrar ocorrência na delegacia e verificar com seu gerente bancário as possibilidades de restituição de valores.
O escritório solicita que sejam enviados prints das conversas, pois irá acionar judicialmente a Meta, empresa dona do aplicativo, já que foram realizadas várias denúncias e o número utilizado não foi retirado da plataforma.