O presidente da ANFIP, Vilson Romero, e o vice-presidente de Assuntos Parlamentares, José Avelino da Silva Neto, participaram, nesta quarta-feira (15/2), da reunião do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), do qual a Associação faz parte.
Atentos aos temas sobre diversidade e representação política, os representantes das entidades que compõem o MCCE aprovaram a criação do Grupo de Trabalho da Igualdade Racial, que terá como coordenador o advogado Carlos Alves Moura, integrante da Comissão Brasileira Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); fundador e primeiro presidente da Fundação Palmares e cofundador e ex-diretor do MCCE. O objetivo do trabalho será estimular a representatividade de negros e negras e de demais grupos minorizados na via política, com foco nas candidaturas e disputas eleitorais.
Também na reunião, os dirigentes abordaram temas como a impunidade relacionada a candidatura de condenados e inelegíveis, assédio eleitoral, combate à desinformação, ataques às instituições, papel dos órgãos de controle. “Precisamos ter ações mais proativas e começar este trabalho desde agora”, frisou Vilson Romero.
Todos os temas serão debatidos nas próximas reuniões para a construção do Projeto MCCE 2023.