Confira as regras para declaração do IRPF; informes de rendimentos estão disponíveis no SouGov

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A Receita Federal anunciou, em 24/2, as regras para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de 2022. O prazo de envio terá início às 8h do dia 7 de março e término às 23h59 (horário de Brasília) do dia 29 de abril. Após esta data, o contribuinte que apresentar a declaração receberá multa pelo atraso.

Entre as novidades deste ano, estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas disponíveis e o recebimento da restituição ou pagamento de DARF via PIX.

De acordo com o Auditor Fiscal José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do Imposto de Renda 2022, o Programa Gerador da Declaração (PGD) estará disponível para download a partir das 8h do dia 7 de março. A Instrução Normativa RFB nº 2065, com as regras deste ano, foi publicada no Diário Oficial da União (aqui).

Na lista de contribuintes que estão obrigados a apresentar a declaração anual referente ao exercício de 2022, ano-calendário 2021, estão os que receberam rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70. Em relação à atividade rural, quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50.

Para assistir à coletiva do IRPF2022, clique aqui.
Para acessar a apresentação, clique aqui.

Os servidores públicos já podem acessar o Sougov.br para consultar e imprimir o comprovante de rendimentos:

1º) É importante, antes de acessar o seu comprovante de rendimentos, verificar seu vínculo, caso tenha mais de um. Na seta ao lado de Órgão – Uorg – Matrícula, você pode selecionar o vínculo atual ou o anterior:

2º) Após confirmar se o seu vínculo está correto, vá para o “AutoAtendimento” e clique em “Rendimentos IRPF”:

3º) Clique na seta ao lado para escolher o ano desejado e para gerar o arquivo do documento, clique na seta ao lado de “Comprovante de Rendimentos”:

4º) Caso queira enviar o comprovante de rendimentos para o WhatsApp ou e-mail, clique nos três pontinhos, depois em “Enviar arquivo” e escolha a opção desejada:

Na versão web do SouGov também é possível imprimir o comprovante, acesse sougov.economia.gov.br/sougov e siga as instruções acima.

Dúvidas e esclarecimentos sobre o seu comprovante de rendimentos, entre em contato com a sua Unidade de Gestão de Pessoas. Se não souber qual é a sua, clique nas linhas ao lado do nome “Sougov.br”, que aparecerá a opção “Localizar Unidade de Gestão de Pessoas”, basta clicar e você terá as informações e o contato:

Com informações da Receita Federal/Gov.br e do Portal do Servidor/Gov.br.