Com suporte da ANFIP e Fundação, ACD oferece curso sobre sistema da dívida pública nacional

228

A vice-presidente de Comunicação Social, Marluce Soares, e a diretora de Estudos, Planejamento e Projetos da Fundação ANFIP, Nilza Garutti, participaram da reunião do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), realizada virtualmente nesta sexta-feira (26/8). A associada Rita de Cassia Felicetti também esteve presente.

Na ocasião, foi analisada a conjuntura nacional, considerando o contexto eleitoral e a crise econômica e social; o papel do Banco Central envolvendo a atual recessão; e as tentativas de desmonte da estrutura do Estado, por meio de privatizações, reformas e cortes no funcionalismo. Também foram tratadas questões envolvendo o retorno do Brasil ao Mapa da Fome, o nível do desemprego no país e os retrocessos ambientais registrados nos últimos anos.

Diante das questões levantadas, a coordenadora-geral da ACD, Maria Lúcia Fattorelli, frisou a importância das eleições para reverter a situação, afirmando que o modelo econômico brasileiro, somado à tributação regressiva, aprofunda as desigualdades e impede o desenvolvimento do país.

Com o intuito de conscientizar a população, Fattorelli convidou a todos para o curso “A dívida dos estados e a necessidade de auditoria”, oferecido com o suporte da ANFIP e Fundação. Segundo ela, as inscrições seguem abertas até o dia 16 de setembro, com início das aulas no dia 19 de setembro de 2022 (saiba mais aqui).

Durante a reunião, Marluce Soares também se pronunciou, reforçando o apoio da ANFIP à campanha pelo limite de juros no Brasil, cuja proposta legislativa foi aprovada e transformada no Projeto de Lei Complementar (PLP) 104/22. De autoria da ACD, o PLP se encontra na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados.