O III Encontro dos Auditores Fiscais da Receita Federal, realizado na cidade de Bento Gonçalves (RS), entre os dias 8 e 10 de outubro, reuniu auditores ativos, aposentados e pensionistas de todo o País para discutir temas de grande relevância para o futuro da carreira e do País. Organizado pela Associação Gaúcha dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Agafisp), ANFIP-SC, ANFIP-PR e com o patrocínio da ANFIP Nacional, o evento trouxe à tona debates mais amplos de interesse de toda a sociedade, como a reforma tributária, a sustentabilidade da Seguridade Social e as renúncias fiscais, e assuntos de interesse corporativo do grupo fisco, como o futuro da ANFIP, as ações jurídicas e os planos de saúde.
A cerimônia de abertura, no dia 8, contou com a presença do secretário adjunto de Finanças da cidade, Bernardo Zanetti, representando o prefeito reeleito, Diogo Segabinazzi Siqueira. Zanetti destacou a contribuição do evento para a cidade e o retorno das atividades após a enchente do mês de maio. Ele também ressaltou o desafio que a reforma tributária traz para os estados e municípios com a unificação dos impostos.
Após a abertura oficial, os participantes foram recepcionados com um coquetel de boas-vindas, proporcionando um momento de descontração e integração.
ANFIP do Futuro: um novo olhar para a associação – O segundo dia de atividades começou com o painel “ANFIP DO FUTURO”, que teve como objetivo apresentar a proposta de unificação da ANFIP com todas as Estaduais e Representações. O debate foi organizado pela ANFIP. O presidente Miguel Arcanjo Simas Nôvo destacou os desafios e as oportunidades para a entidade, reforçando a necessidade de modernização.
Entre os palestrantes estavam Carlos José de Castro, do Conselho de Representantes da ANFIP, Jamile Jabra Malke Tragés, do Conselho Fiscal da ANFIP, e Floriano José Martins, da Comissão ANFIP do Futuro. Com as exposições, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre a proposta de adesão ao projeto.
Seguridade Social e Renúncia Fiscal: impactos para o sistema – No painel sobre “Seguridade Social e Renúncia Fiscal”, o presidente da Fundação ANFIP, Vanderley Maçaneiro, apresentou um panorama abrangente sobre a situação atual da Seguridade Social no Brasil. Ele abordou os desafios enfrentados pelo sistema e as possíveis consequências das renúncias fiscais, que afetam diretamente a sociedade, já que os estados abrem mão de quantias volumosas que poderiam ser investidas na melhoria dos serviços públicos.
O tema gerou grande interesse, já que a reforma tributária também envolve ajustes que impactam diretamente as receitas destinadas à Seguridade Social.
Reforma tributária e seus impactos: destaque do evento – O terceiro e último dia do evento foi marcado pela aguardada Roda de Conversa sobre a reforma tributária, com participação virtual do ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. Conhecido por seu profundo conhecimento em questões tributárias, Rigotto trouxe uma análise detalhada das mudanças propostas pela reforma e suas implicações para a administração pública e a sociedade.
Ao lado de Celso Malhani de Souza, diretor da Fenafisco e do Sindifisco/RS, Rigotto destacou os desafios das administrações tributárias e defendeu a RT com urgência para o desenvolvimento do País. Malhani, que também acompanha de perto a tramitação da PEC no Congresso, trouxe reflexões sobre a perda de autonomia dos estados com o poder pleno do Conselho Federativo. No entanto, ele ressaltou que o texto ainda será analisado no Senado e que ainda pode ser alterado.
A unificação dos impostos com o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) gerou debates e reflexões importantes sobre o futuro da tributação no Brasil e como isso afetará a economia.
Planos de Saúde e ações da ANFIP – A vice-presidente de Assuntos Jurídicos da ANFIP, Maria Beatriz Fernandes Branco, atualizou o grupo sobre as ações movidas pela ANFIP, como o reajuste dos 28,86%. Segundo ela, o ministro da Previdência autorizou a continuidade do acordo judicial, e os processos estão sendo encaminhados à CCJ (Central de Cumprimento de Julgados) para a continuidade dos procedimentos.
Na área da saúde, tema de grande interesse do público, Margarida Lopes de Araújo, vice-presidente de Serviços Assistenciais da ANFIP, falou das novas modalidades de contribuintes e apresentou o Guia do Associado. A diretoria da GEAP, presente ao evento, apresentou o plano de saúde e suas facilidades.
Momentos de descontração e encerramento cultural – Além das palestras e debates, o evento proporcionou momentos de lazer e integração. Um dos pontos altos foi o show de humor “40 Anos de Humor” com André Damasceno, o “Magro do Bonfa” da Escolinha do Professor Raimundo, que divertiu a plateia com imitações e piadas sobre os bastidores dos programas de TV.
O encerramento do evento ocorreu na noite de 10 de outubro, com um jantar típico gaúcho e apresentações culturais. O grupo folclórico e a performance do cantor Hélio de Brum, juntamente com o grupo musical Rastros do Tempo, fecharam com chave de ouro os três dias de debates e confraternização.
Para os presidentes das entidades organizadoras e patrocinadoras, o encontro cumpriu seu objetivo de proporcionar um espaço qualificado para a troca de conhecimentos e experiências entre os auditores fiscais de todo o Brasil. A promessa é de uma nova edição no estado do Paraná, em 2026.
Durante as apresentações, o colega catarinense Vanderley Maçaneiro deu um show ao declamar um poema de Jaime Caetano Braum, gaúcho, também funcionário público, que trabalhou no Instituto de Pensões e Aposentadoria dos Servidores do Estado.
Lazer, cultura, vinho e gastronomia – Além das discussões técnicas, o III Encontro dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil proporcionou momentos de lazer e integração cultural.
A região de Bento Gonçalves, conhecida por sua rica herança da imigração italiana, ofereceu aos participantes experiência única. Um dos pontos altos foi a visita à vinícola Miolo, onde os auditores e familiares participaram de aulas sobre a produção de uvas e vinhos, aprenderam sobre as técnicas de vinificação e puderam desfrutar de uma degustação exclusiva.
Outro foi o passeio a bordo do famoso trem Maria Fumaça, que percorre a encantadora Serra Gaúcha. O passeio proporcionou uma viagem no tempo, através das belas paisagens e do resgate cultural. Essas atividades trouxeram uma pausa bem-vinda nas discussões e reforçaram a integração entre os colegas, ao mesmo tempo em que enriqueceram a vivência do evento com um toque da cultura local.
Fonte: Gilvânia Banker/Assessora de imprensa da AGAFISP.