O presidente da ANFIP-MG, Décio Bruno Lopes, a diretora vice-presidente, Ana Lúcia Guimarães Silva, e a diretora de Comunicação, Iris Lima, visitaram, na terça-feira (25/7), o superintendente da Receita Federal na 6ª Região Fiscal, Michel Lopes Teodoro, e seu substituto, o Auditor-Fiscal Rodrigo Brito Mendonça.
Ao iniciar a conversa, Michel Teodoro falou sobre o objetivo do convite de visita feito à Diretoria Executiva da Associação: “Queremos reafirmar a necessidade de parceria com as entidades de classe, além de mostrar os projetos e convidá-los a participar da nossa gestão”, ressaltou. Ele ainda aproveitou para demonstrar como o órgão vem dando especial atenção ao aproveitamento, reciclagem e destinação de bens apreendidos.
Rodrigo Mendonça afirmou que a Superintendência quer escutar os diferentes pleitos das entidades, além de criar eventos em parceria com elas, especialmente para integrar os aposentados. “Buscamos fazer uma ponte para tentar amenizar as divergências entre entidades, como integração de servidores, criar capacitação, inclusive para terceirizados”, pontuou. “A ideia é superar o sentimento de falta de pertencimento gerado pós pandemia. Queremos trazer os servidores de volta para a casa”, disse.
Décio Lopes ressaltou que, em decorrência da ampliação do trabalho virtual, o espaço de integração vem se reduzindo ao longo dos anos. Entretanto, a ANFIP-MG tem como identidade, justamente, criar momentos de integração. “Os órgãos e entidades têm como amenizar a situação que a pandemia trouxe, de afastamento das atividades presenciais, dificultando as possibilidades de encontro. Precisamos adotar a ideia de pertencimento”, salientou. O presidente, aliás, se dispôs a falar sobre o tema para os colegas, bem como sobre regimes próprios de previdência para conhecimento dos Auditores aposentados, contribuindo na escolha das opções.
O superintendente falou ainda sobre o projeto que tem de visitar prefeitos, como uma forma de construir uma Receita Federal “mais para fora”, segundo ele. “Não podemos correr de assumir o protagonismo, temos que ocupar nossos espaços, buscando Auditores para realizar palestras com temas de suas áreas”, ponderou.
A diretora de Comunicação da ANFIP-MG, Iris Lima, expôs suas experiências no trabalho de assessoria da Delegacia da Receita Federal em BH/MG e sugeriu resgatar programas de integração que existiam anteriormente, como “Receita Informa” e atividades relacionadas à qualidade de vida, a fim de aproximar os servidores.
Nesse sentido, Rodrigo Mendonça falou sobre o programa “Sexta a sala é sua”, um projeto dos superintendentes de dar voz aos servidores e funcionários. Ele também mencionou o “Digepe Atende”, canal de atendimento diário para servidores, o qual cogitaram, durante a reunião, estender para os aposentados.
A vice-presidente da Associação, Ana Lúcia Guimarães Silva, alertou sobre o fato de que várias aposentadorias estão saindo com cálculos errados e que pensionistas estão ficando sem o devido reajuste salarial. “Além disso, existe uma necessidade de repassar aos servidores conhecimentos previdenciários. Assim, podemos fazer eventos de integração com essa ideia, já que a ANFIP-MG sempre se dedicou à defesa da Previdência e da Seguridade Social. O Auditor-Fiscal deve saber para que ele arrecada, para onde é direcionado o fruto do seu trabalho”, observou.
Para fechar a reunião, Michel Teodoro colocou, mais uma vez, os espaços da Superintendência à disposição.
Décio Lopes agradeceu pelo convite, pontuou como muito valioso o encontro e afirmou que irá agendar visita dos superintendentes à sede da ANFIP-MG.
Fonte: ANFIP-MG