A Estadual de Santa Catarina, ANFIP-SC, realizou, no dia 19 de março, em sua sede, um Café com Cultura, em homenagem ao colega Tércio da Gama, Auditor Fiscal aposentado e artista manezinho, reconhecido por suas obras de cores vibrantes que retratam a cultura, cotidiano e natureza de Florianópolis. O evento foi realizado com apoio do Projeto Sociocultural.
O evento contou com a participação de diversos associados, familiares e convidados. Entre os convidados esteve presente a gestora cultural Teresa Collares, que agradeceu a iniciativa da ANFIP-SC, falou sobre a arte de Florianópolis e, principalmente, sobre a arte de Tércio da Gama.
Artista – Filho de Florianópolis, nascido em julho de 1933, iniciou a sua produção artística em 1958, de maneira autodidata. Nestes 66 anos de atuação na arte, Tércio sempre fez da criação sua motivação e pulsão de vida. Com 91 anos de vida, bem vividos, não abandona a arte, que representa transformação, experiência e vivência.
A inquietude do colega Tércio, nestes seus 66 anos de atuação com a arte, faz com que não pare de pintar e soltar seus bichos.
Inúmeros foram os prêmios recebidos e as exposições realizadas em vários estados e cidades brasileiras, inclusive em país vizinho, como a Argentina, na cidade Buenos Aires, na mostra intitulada “A Ilha em Buenos Aires”.
Tércio da Gama estabelece a crônica da Ilha, seus mitos e suas magias.
Tércio fiscal e Tércio artista, sua vida não está dissociada da arte, da cultura e seu imaginário e da profissão exercida por anos.
Algumas de suas artes foram expostas na sede da associação e na oportunidade o colega fez questão de sortear uma de suas obras com os convidados presentes, que foi entregue pelo mesmo ao ganhador Luiz Spricigo, vice-presidente da ANFIP-SC.