O ANFIP Debates desta quinta-feira (22/6) recebeu o diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp), Cristiano Heckert, que apresentou as regras da previdência complementar dos servidores e os direitos a que os participantes fazem jus no momento da aposentadoria. A Funpresp completa 10 anos de operação, com mais de 105 mil participantes ativos, 187 patrocinadores e 347 aposentados e pensionistas. Também participou da transmissão o vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários, Gilberto Pereira.
Os servidores que ingressaram no serviço público antes de fevereiro de 2013 podem aderir à Funpresp, são 25 mil servidores nessa condição. Ao aderir à Fundação, têm acesso a uma série de serviços, como o empréstimo consignado, com taxas diferenciadas em relação ao mercado, e a contratar proteções adicionais de risco de invalidez e morte.
Em relação aos Auditores Fiscais, mais de 3 mil estão na Funpresp. Quase 5 mil, entretanto, ainda não estão na Fundação e, destes, 878 estão abrindo mão de receber a contrapartida da União. “São pessoas que ou entraram depois de 2013 ou entraram antes e migraram de regime, mas não aderiram à Funpresp e estão perdendo dinheiro”, alertou sobre a porcentagem que a União também deposita na conta deste participante.
Heckert apresentou como é calculado o desconto no contracheque e como é distribuída a contribuição, inclusive o que vai para a conta individual, do total descontado do participante e do pago pela União. No site da Fundação é possível fazer uma simulação e solicitar a adesão. Confira aqui a live completa e conheça todos os detalhes da previdência complementar dos servidores públicos da União.