PEC 6/24: ANFIP participa de encontro regional do Mosap no Paraná

20

O vice-presidente de Planejamento e Controle Orçamentário, Márcio Humberto Gheller, representou a ANFIP no Encontro Regional do Movimento Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap), realizado nesta segunda-feira (1º/7), na sede da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar).

O encontro integra a agenda de eventos programados em todos os estados, a fim de ampliar o apoio parlamentar para a PEC 6/2024, de iniciativa da ANFIP e do Mosap, tendo o deputado Cleber Verde (MDB/MA) como primeiro signatário, que pretende acabar gradativamente com a contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas.

Na ocasião, a defesa intransigente da apensação da PEC 6/24 à PEC 555/2006, que trata do mesmo assunto e se encontra pronta para votação no plenário da Câmara desde 2010, foi destaque entre os debatedores.

“Algumas bandeiras valem a pena a gente se agarrar a elas. Vale a pena porque é uma luta justa, digna. A ANFIP está agarrada a esta luta desde a PEC 555. Estamos ‘na praça’ há bastante tempo. Devemos usar a nossa experiência para fazer o que é necessário”, ressaltou Márcio Gheller.

Para o presidente do Mosap, Edison Haubert, o encontro no estado paranaense é histórico e muito importante para a mobilização contra a contribuição previdenciária, “uma luta que se arrasta há anos”. “Desde 2006, com a PEC 555, estamos lutando contra essa contribuição, porque ela dormitou lá [na Câmara dos Deputados] e nenhum presidente a levou para votação em plenário. De lá para cá, todos nós, inclusive as entidades do Paraná, lutamos para a extinção dessa contribuição. Agora temos a PEC 6, porque a PEC 555 já não atende mais. Depois da Emenda 103/19 (reforma da Previdência), a nossa situação se agravou ainda mais”, pontuou.

O evento também contou com a presença do deputado federal Tadeu Veneri (PT/PR), e dos presidentes da Amapar, Marcel Ferreira dos Santos; da Pública Central do Servidor, José Gozze; da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Symara Motter; do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU (SindMPU), Renato Cantoni; bem como dirigentes das entidades que integram o Mosap e que representam os servidores públicos no Paraná.