Foi entregue, nesta terça-feira (26/11), o 8º Prêmio Previc de Monografia, em solenidade realizada em Brasília, durante o encontro do Abrapp Itinerante da Regional Centro-Norte e Nordeste. Prestigiaram o evento o presidente Miguel Arcanjo Simas Nôvo e os presidentes da Fundação ANFIP, Vanderley José Maçaneiro, e da ANFIP-MG, Décio Bruno Lopes.
Tendo sua última edição realizada em 2016, o concurso foi retomado com apoio da Fundação ANFIP de Estudos Tributários e da Seguridade Social, e tem o objetivo de reconhecer e valorizar as iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da previdência complementar no Brasil.
O diretor superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Ricardo Pena, destacou a relevância do concurso e informou que a expectativa é de que, a partir de agora, seja realizado anualmente como forma de estimular a produção acadêmica no setor. “É uma iniciativa que temos que manter porque temos muita gente competente e o prêmio tem esse simbolismo do momento que o setor está passando e do que podemos fazer”, disse.
Pena também fez um agradecimento especial à ANFIP, por sua forte liderança em temas de Previdência, e à Fundação, que protegeu a identidade dos participantes, disponibilizando à Comissão Julgadora o acesso exclusivamente aos trabalhos.
Vanderley Maçaneiro, que ministrou treinamentos de formação dos primeiros Auditores Fiscais encarregados da fiscalização de entidades de previdência complementar, parabenizou todos os envolvidos, tanto na organização quanto na elaboração dos trabalhos apresentados no certame. “Com esse evento todos ganham: Estado, sociedade civil e nós. Parabéns para todos”, frisou.
Os trabalhos contemplados são nas áreas de Investimentos; Atuária; Gestão, Governança e TI; Tributação; Direito e Segurança Jurídica; e Fomento, Educação Financeira e Inscrição Automática. O primeiro lugar em cada bloco temático foi premiado com troféu, certificado e R$ 10 mil. As monografias serão publicadas, pelo prazo de 12 meses, nos sites da Previc e da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Outras três monografias que se destacaram receberam menção honrosa.
A Comissão Julgadora foi composta por Décio Bruno Lopes, representando a ANFIP; Alcinei Rodrigues e Leonardo Zumpichiatti, pela Previc; Cláudia Trindade e Eduardo Lamers, pela Abrapp/Uniabrapp; Eldimara Barbosa, da Secretaria de Regime Próprio e Complementar; e Patrícia Cunegundes, da Anapar.
Também esteve presente na premiação o secretário do Regime Próprio e Complementar, Paulo Roberto dos Santos.
Na oportunidade foi realizado ainda o lançamento da Revista da Previdência nº 15, coordenada por Flávio Rodrigues Martins, advogado especializado em entidades fechadas de previdência complementar. A edição homenageia os 15 anos da criação da Previc.