O vice-presidente Executivo da ANFIP, Gilberto Pereira, participou de reunião da Pública Central do Servidor, nesta quinta-feira (29/8), para reforçar o trabalho parlamentar conjunto pela aprovação da PEC 6/2024. O encontro foi coordenado pelo presidente da central, José Gozze.
O texto da proposta visa reduzir a contribuição previdenciária de servidores aposentados e pensionistas em 10% ao ano, a partir dos 66 anos para homens e 63 anos para mulheres, com isenção total após os 75 anos, , independentemente das circunstâncias.
Durante a reunião, os dirigentes destacaram a importância de unir esforços para mobilizar as bancadas parlamentares e sensibilizá-las sobre a urgência da aprovação da PEC 6/24. Foi reafirmada a estratégia de apensar a proposta à PEC 555/2006, que trata do mesmo tema e está em fase mais avançada de tramitação.
Gilberto Pereira, que também preside a central no Distrito Federal, abordou, ainda, temas sensíveis no cenário político e econômico, como o aumento da dívida pública e as constantes renúncias fiscais, que retiram bilhões dos cofres públicos anualmente. Ele enfatizou a necessidade de colaboração contínua entre as entidades de classe para enfrentar esses desafios.
Também foi discutido pelos dirigentes a mobilização e participação dos servidores e aposentados na audiência pública do dia 3 de setembro, às 14 horas, na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. “Precisamos encher o plenário para exercer pressão nos deputados e cobrar a aprovação da PEC”, ressaltou Pereira.
A audiência também será transmitida ao vivo pelo Youtube, no canal da Câmara dos Deputados.