O presidente Vilson Romero e os demais integrantes do Instituto Mosap (Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) foram recebidos, nesta terça-feira (18/4), pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, em Brasília. A reunião teve como principal objetivo discutir as questões relacionadas às pautas de interesse dos servidores aposentados e pensionistas.
O grupo buscou apoio do ministro à tramitação da PEC 555/2006, que extingue a cobrança da contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e dos pensionistas. Também defenderam, na ocasião, a Previdência Social e as possibilidades de desoneração crescente da folha de pagamentos, assim como criticaram a atual situação de gestão de pessoal do Poder Executivo da União, com a lerdeza no atendimento por parte do Decipex.
Carlos Lupi se comprometeu a ajudar nas negociações pela inclusão da PEC 555 na pauta de votação da Câmara dos Deputados. Afirmou, ainda, que o combate às injustiças é uma das prioridades do governo federal e disse estar disposto a trabalhar em conjunto com a sociedade civil para encontrar soluções para os problemas enfrentados pela categoria.
Sobre a previdência do Regime Geral, Lupi disse que irá dialogar com o Congresso Nacional para buscar soluções que garantam a sustentabilidade do sistema de seguro social e, ao mesmo tempo, assegurem os direitos dos aposentados e pensionistas.
Também na oportunidade, foram apresentadas ao ministro da Previdência as principais dificuldades enfrentadas pelos aposentados e pensionistas em relação à defasagem nos valores dos proventos, à falta de reajuste adequado e à insegurança jurídica em relação aos seus direitos.
O Mosap e as entidades associativas e sindicais que integram o Instituto consideram importante a manutenção do diálogo entre os servidores aposentados e as autoridades responsáveis pela Previdência Social, a fim de pressionar o governo a adotar medidas concretas para melhorar a vida dos servidores públicos e dos seus beneficiários.