As condições de trabalho dos Auditores Fiscais que atuam na fiscalização dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e nos Regimes de Previdência Complementar (RPC) estiveram na pauta da reunião realizada, nesta quarta-feira (16/8), com o secretário de Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto dos Santos Pinto. O presidente da ANFIP, Vilson Romero, participou acompanhado dos vice-presidentes José Arinaldo Ferreira (Política de Classe e Política Salarial) e Gilberto Pereira (Estudos e Assuntos Tributários).
Romero apresentou as diversas demandas dos setores, desde recomposição dos quadros funcionais, material de trabalho e treinamento, visando o aprimoramento das estruturas logística e de pessoal, inclusive na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Os dirigentes também solicitaram a participação como observadores no Grupo de Trabalho que revisa a regulação do segmento fechado de previdência complementar, coordenado pelo secretário Paulo Roberto, e a consolidação da parceria para a realização dos eventos que têm debatido os RPPS e RPC em todos os estados, em conjunto com outras entidades representativas.
Acerca dos recursos para viabilização das melhorias, o secretário informou que está em negociação com o governo para conseguir uma suplementação orçamentária para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), uma das áreas mais prejudicadas nos últimos anos. “O processo de sucateamento é assustador. Estamos trabalhando para incluir no orçamento do ano que vem investimentos para o parque tecnológico”, disse.
Quanto às demais reivindicações, Paulo Roberto reafirmou a disposição em continuar atuando em conjunto com a ANFIP e deverá avaliar com os integrantes do GT sobre a Previdência Complementar a possibilidade de incluir a entidade em debates pontuais que envolvam a atividade dos Auditores Fiscais.
Também participaram da reunião os diretores Narlon Gutierre Nogueira, do Departamentos de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar; e Allex Albert Rodrigues, dos Regimes de Previdência no Serviço Público.