ANFIP prestigia comemoração dos 34 anos do INSS

100

O vice-presidente Executivo, Gilberto Pereira, participou da comemoração dos 34 anos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizada na sexta-feira (5/7).

Na oportunidade, foi entregue ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a publicação Análise da Seguridade Social 2023, produzida pela ANFIP e pela Fundação ANFIP, que aponta o desequilíbrio das contas da Seguridade quando são acrescentadas as renúncias fiscais às receitas.

Gilberto Pereira também fez um apelo ao ministro para que junto com a ANFIP seja feita a defesa da Previdência Social contra o discurso de que ela é deficitária.

Sobre o INSS- A autarquia foi criada em 27 de junho de 1990, por meio do Decreto n° 99.350. Essa criação resultou da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). O INSS é vinculado ao Ministério da Previdência Social.

O Instituto é responsável por conceder, manter, revisar, suspender, ceder e fiscalizar aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros benefícios, de acordo com a legislação vigente. Além disso, o INSS trabalha em conjunto com a Dataprev, uma empresa de tecnologia que processa todos os dados da Previdência.