ANFIP prestigia 21º Encontro Nacional de Inteligência da Previdência Social

444

O presidente da ANFIP, Miguel Arcanjo Simas Nôvo, e o vice-presidente Executivo, Gilberto Pereira, prestigiaram o lançamento do livro Previdência Social: 25 Anos de Inteligência, durante o 21º Encontro Nacional de Inteligência, do qual a ANFIP foi patrocinadora.

O evento ocorreu nesta quinta-feira (28/11) no Ministério da Previdência Social, em Brasília, e contou com a participação de servidores públicos, membros da sociedade civil e autoridades, como o ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Na ocasião, foram homenageados os autores do livro, criado com o objetivo de registrar a data histórica e o trabalho inovador em defesa dos interesses dos cidadãos. “Não é apenas um relato de fatos, mas um tributo aos servidores que conduziram e conduzem, com zelo e dedicação, a missão da inteligência da Previdência. Suas páginas traduzem o conhecimento da legislação e dos resultados alcançados, valorizando a contribuição de bilhões ao sistema previdenciário”, afirmaram os organizadores.

Em seu pronunciamento, Miguel Nôvo parabenizou a equipe responsável pela publicação e reafirmou a ligação e o compromisso da ANFIP com a Previdência nacional. “Esse serviço se inteligência é fundamental para a continuidade e a proteção desse projeto social, de grande credibilidade na sociedade e influência na economia brasileira. Parabéns aos idealizadores da obra, que registraram os casos que ocorreram no livro e, portanto, na história.”

“A ANFIP tem o DNA da Previdência, que nunca abandonou. Mesmo depois que fizemos a fusão com a auditoria da Receita Federal, em 2007, nós agregamos muitas coisas, mas mantivemos nossa origem. A Entidade publica vários livros envolvendo a Previdência Social e, ontem, foram lançadas a Análise da Seguridade Social, produzida anualmente para subsidiar a defesa da Seguridade Social brasileira, e A Previdência Social e a Economia dos Municípios, na qual constatamos que mais de 70% dos municípios do Brasil recebem mais recursos da Previdência do que do Fundo de Participação. A ANFIP é uma parceira da Previdência Social, conte conosco!”, concluiu o presidente.

Homenagens — Por sua vez, Carlos Lupi ressaltou o esforço conjunto pelo projeto e a dedicação ao aperfeiçoamento dos serviços públicos, anunciando ainda a abertura de novo concurso para perito médico previdenciário no próximo ano. O ministro também assinou uma Portaria com elogios aos agentes envolvidos com a publicação e com o combate a fraudes contra o patrimônio público, reconhecimento que será registrado nos assentamentos funcionais dos respectivos servidores.

“Muito obrigado ao trabalho que vocês estão fazendo e vão continuar. Este ano, estamos valorizando a inteligência da área, que exemplarmente executa suas funções. Muitos estão completando 25 anos de trabalho, mas todos estão de parabéns por atuarem em defesa de quem precisa da gente, os nossos previdenciários”, afirmou.

Além disso, foram entregues medalhas comemorativas ao centenário da Previdência, celebrado neste ano, sendo a maioria dos homenageados Auditores Fiscais e associados da ANFIP, como Luiz Alberto Lazinho, José Augusto Figueiroa Filho, João Elias Vieira Junior, Dilmar Pregardier e Marcelo Henrique de Avila.

Vale destacar que a vice-presidente de Comunicação Social da Associação, Marluce do Socorro da Silva Soares, contribuiu ativamente para as atividades desenvolvidas pela Inteligência, deixando, também, sua marca no legado. “Tenho a honra de ter feito parte da Inteligência Previdenciária desde o seu primórdio, deixando apenas quando me aposentei em novembro de 2022, e com certeza meu nome está registrado nessa obra com muito orgulho”.