A ANFIP foi uma das apoiadoras do seminário “A Reforma Tributária possível e necessária”, realizado na sexta-feira (11/8), no auditório Zeny de Sá Goulart da Câmara Municipal de Santos (SP). O evento foi transmitido pelo YouTube e contou com dezenas de parlamentares, especialistas e dirigentes de entidades representativas de classe para debater o tema.
Entre os palestrantes, o secretário extraordinário da Reforma Tributária (RT) do Ministério da Fazenda, Bernardo Appy; o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PODE/PR), especialista em tributação; o deputado federal e coordenador do grupo de trabalho da RT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (PT/MG); o mestre em Direito Tributário pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Victor Macedo; e o coordenador do Simplifica Já (PEC 46/2022), Alberto Macedo.
Os convidados aprofundaram as análises envolvendo o sistema tributário brasileiro e a reforma em tramitação no Congresso Nacional, promovendo importantes debates nos painéis “Simplificação Tributária”, Competência Tributária e o Federalismo”, “O ‘IVA’ e a Repartição da Arrecadação” e “Tributação dos Inocentes”. O seminário foi encerrado com a apreciação da Carta de Santos, com princípios necessários e sugestões baseadas nas apresentações ao longo do evento, que será encaminhada ao Ministério da Fazenda e ao Congresso.
Além dos vice-presidentes da ANFIP Ariovaldo Cirelo (Serviços Assistenciais) e Maria Beatriz Fernandes Branco (Assuntos Jurídicos), participaram a diretora-presidente da Fundação ANFIP, Margarida Lopes; o presidente da ANFIP-SP, Genésio Denardi; e a Auditora Fiscal associada Jamile Jabra Malke.
Também apoiaram o evento a ANFIP-SP, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Santos e entidades como a Unafisco Nacional, Anafisco, Sindifisco Nacional e suas Delegacias Sindicais. O seminário faz parte da programação de aniversário do Jornal da Orla, que completou 50 anos.