O vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários, Gilberto Pereira, acompanhou nesta quarta-feira (14/6) seminário promovido pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados para debater a reforma tributária sob a perspectiva de quatro eixos centrais, chamados de 4S, que são saúde, sociobiodiversidade, solidariedade e sustentabilidade.
A realização do evento foi sugerida pelo deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), que preside o colegiado, e faz parte da “Virada Sustentável”, série de eventos realizados em junho para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG), coordenador do Grupo de Trabalho que debate o tema, abriu os trabalhos da Comissão e ressaltou que neste momento, em que a Câmara analisa a proposta de reforma tributária, é estratégico para a reconstrução do país a participação da sociedade civil. O parlamentar, na oportunidade, confirmou presença no PréFIT, evento que será realizado no dia 4 de julho no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, promovido por ANFIP, Fenafisco e Sindifisco Nacional, com apoio da Fenafim.
Reginaldo Lopes falou ainda da importância da primeira etapa da reforma, destinada à unificação de tributos sobre consumo, e reforçou que a segunda etapa, que é alterar a tributação sobre a renda e o patrimônio, também será fundamental para tornar o sistema mais progressivo. “O Brasil, infelizmente, arrecada mais impostos indiretos que diretos. Arrecadamos metade do que arrecada os países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] na tributação direta”, frisou. A tarefa do Parlamento, segundo ele, é corrigir essas distorções.
Confira aqui o seminário completo, transmitido pela TV Câmara.