“A cada 14 segundos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama no mundo”, afirma especialista à TV ANFIP

198

No Outubro Rosa, mês marcado pela temática de prevenção ao câncer de mama, a TV ANFIP recebeu a cirurgiã geral e coloproctologista Érika Cristina Brandão da Silva Barros, gerente médica da Allcare, para uma conversa sobre saúde da mulher.

Mediada pela vice-presidente de Serviços Assistenciais, Margarida Lopes de Araújo, a live desta quinta-feira (17/10) trouxe importantes dados sobre a doença, que afeta mais de 2 milhões de pessoas ao ano em todo o mundo. “O Outubro Rosa é muito importante porque trata da saúde da mulher, das questões que nós temos que nos preocupar. E eu tenho muito prazer em trazer essas informações para nossos associados e associadas”, afirmou Margarida Lopes.

Diagnóstico – De acordo com Érika Brandão, a cada 14 segundos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama; e 1 em cada 8 pode ter a doença. Quando detectado precocemente, há 95% de chance de cura e taxa de sobrevivência de 5 anos superior a 90%. “É uma das doenças oncológicas em que a ciência mais tem evoluído nos últimos anos”, afirmou a especialista.

No Brasil, de 1996 a 2021, o aumento de casos de câncer de mama foi exponencial, principalmente, quando comparado ao câncer de colo de útero. Só em 2022, foram quase 100 mil novos casos em mulheres entre 20 e 49 anos. Isso ocorreu, segundo ela, devido ao aumento na realização de exames e, portanto, nos diagnósticos.

A especialista também revela que a taxa de mortalidade do câncer de mama no país é maior em relação a todos os outros tipos, e que a atenção não deve ser restrita ao público feminino, uma vez que os homens também podem desenvolver a doença.

Expectativas – Em relação aos próximos anos, Érika Brandão afirmou que a estimativa é de que, olhando para todas as idades, haja mais de 30 milhões de novos casos de câncer de mama no Brasil, “um número estratosférico”. No entanto, ela frisa a importância de fazer a análise correta do cenário.

“Precisamos fazer essa leitura com muito cuidado, para não parecer que o cenário piorou. Não necessariamente. Vale lembrar que, à medida que a gente for conquistando novos espaços de conscientização, também vamos ter aumento no número de casos. Porém, se tivermos, junto ao aumento de casos, um declínio na curva de mortalidade, a gente está no caminho certo. É isso que buscamos”, concluiu a médica.

Sorteio – Durante a transmissão, também foram realizados sorteios de brindes, oferecidos pela Allcare, sendo duas garrafas térmicas e duas necessaires de viagem. As ganhadoras foram: Marluce do Socorro da Silva Soares (Norte); Marines Ana Argenta (Sul); Maria da Graça Cunegundes Ribeiro (Nordeste); e Irany Pereira Brito (Centro-Oeste).

Para saber mais sobre o assunto e conferir o passo a passo do autoexame preventivo, assista à íntegra da live na TV ANFIP, no YouTube.