A vice-presidente de Comunicação Social, Marluce Soares, participou dia 20 de junho da reunião do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), realizada de forma híbrida, para debate de pauta fundamental para o avanço das atividades do grupo. Também participou do encontro a associada Rita Felicetti. A reunião foi conduzida pela coordenadora Maria Lucia Fattorelli.
Para contextualizar o debate, foi feita uma análise da atual conjuntura e reforçada a necessidade de cobrar o veto presidencial ao PLP 459/17, aprovada no início de junho pela Câmara dos Deputados, chamada de “securitização dos créditos públicos”. O mecanismo desvia recursos, pagos pelos contribuintes, para instituições financeiras, acarretando no aumento da dívida pública. A ACD criou uma página na internet para que a sociedade peça o veto ao projeto, confira aqui.
Também foram abordadas na reunião as restrições para atendimento das reivindicações dos servidores, a greve da educação e o risco de aprofundamento da “autonomia” do Banco Central e dos privilégios garantidos ao setor privado pela PEC 65/2023.
Maria Lucia Fattorelli também apresentou o andamento da Campanha Nacional por Direitos Sociais, com o cumprimento do cronograma de divulgações nas redes sociais. O grupo também aprovou a realização de campanha pela baixa da dívida do Rio Grande do Sul com a União porque ela está paga. Também estiveram em pauta a realização de curso baseado na cartilha “Auditoria da Dívida Pública: ferramenta fundamental para garantir transparência, correta aplicação dos recursos públicos e desenvolvimento socioeconômico do Brasil”; eleições municipais e a campanha de arrecadação de recursos para a continuidade dos trabalhos da ACD.