ANFIP faz alerta de golpe sobre precatórios; fiquem atentos

484

A ANFIP informa que pessoas se passando por advogados estão encaminhando mensagens para associados ou fazendo ligação telefônica informando sobre a liberação de precatório residual. Nos contatos, os supostos profissionais oferecem serviço para que os valores sejam liberados, passam nomes de escritórios, inclusive os que possuem ações da Entidade.

A Associação lamenta que a prática de golpes esteja se tornando algo recorrente no país e orienta aos associados que não deem seguimento à conversa e bloqueiem esses contatos. Toda e qualquer comunicação no que se refere a precatórios partirá da própria Entidade, jamais dos escritórios.

A Justiça Federal, inclusive, lançou uma campanha de prevenção a golpes relacionados ao pagamento de precatórios e requisições de pequeno valor (RPV) após o governo federal quitar dívidas judiciais (confira aqui cartilha sobre o assunto). Com a divulgação sobre a liberação dos valores para milhões de pessoas, aumentou a atividade de aproveitadores, que buscam enganar os beneficiários.

O material alerta que não há nada a se fazer para apressar o pagamento de um precatório e que quem tem valores a receber deve evitar o contato de terceiros sobre o assunto. O ideal é sempre procurar o advogado da causa em busca de qualquer esclarecimento.