A vice-presidente de Comunicação Social, Marluce Soares, participou, nesta terça-feira (19/12), da última reunião de 2023 do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), que reuniu, presencialmente, em Brasília, e em plataforma virtual, os representantes das entidades, coordenadores de núcleos e voluntários que integram o colegiado.
Com mediação da coordenadora da ACD, Maria Lucia Fatorelli, o encontro analisou a atual conjunto política e a proposta de reajuste apresentada pelo Governo Federal para o funcionalismo público, na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), no dia 18 de dezembro (relembre aqui).
Na ocasião, Fatorelli falou sobre a frustração dos servidores ao receber a notícia de aumento zero em 2024 e da importância de enfrentar o sistema da dívida pública no Brasil. “Nós não podemos olhar para isso sem olhar para a estrutura do Estado como um todo. Essa medida afeta todos. Não só os servidores públicos, mas toda a sociedade
A pauta da reunião também abordou o trabalho conjunto em defesa dos interesses dos servidores públicos, as atividades a serem desenvolvidas pela ACD no próximo ano e o apoio das entidades à Frente Parlamentar sobre o Limite dos Juros e Auditoria Integral da Dívida Pública com Participação Popular; para as campanhas pelo Limite dos Juros no Brasil – PLP 104/2022 e a de Arrecadação de Recursos para ACD; e o apoio aos Estudos do Observatório de Finanças e Economia.
Dentre as ações a serem desenvolvidas, estão previstos, ainda, a realização de dois cursos: o primeiro sobre o Sistema da Dívida, com foco na Dívida dos Estados; e o segundo baseado na Cartilha sobre Auditoria da Dívida Pública. “Precisamos do apoio de todos vocês para continuar”, ressaltou Fatorelli.
Marluce Soares reafirmou o apoio da ANFIP nos trabalhos conjuntos a serem desenvolvidos e parabenizou a ACD e a coordenadora da instituição pela defesa do funcionalismo, da sociedade e do orçamento público.
Também participaram da reunião a associada Rita Felicetti e a nova diretora de Estudos, Planejamento e Projetos da Fundação ANFIP, Marinalva Azevedo dos Santos Braghini.