A ANFIP participou da reunião do Movimento Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap), realizada nesta terça-feira (5/12), representada pelos vice-presidentes Tereza Liduína Santiago Félix (Aposentadorias e Pensões), José Avelino da Silva Neto (Assuntos Parlamentares), Marluce Soares (Comunicação Social), Maria aparecida Paes Leme (Relações Públicas) e Maria Beatriz Fernandes Branco (Assuntos Jurídicos), em Brasília.
Na ocasião, os dirigentes avaliaram como positiva a repercussão do 17º Encontro Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas, promovido no dia 25 de outubro, na Câmara dos Deputados; e reafirmaram a continuidade do esforço concentrado visando a coleta de assinaturas para a chamada PEC Social – em substituição à PEC 555/2006, defasada após a reforma da Previdência (EC 103/19).
De iniciativa do deputado Cléber Verde (MDB/MA), a PEC Social propõe soluções mais equilibradas e justas para os servidores públicos aposentados e pensionistas, como a extinção gradual da contribuição previdenciária a partir dos 65 anos, com melhor cenário para negociação política. O objetivo das entidades de classe é, portanto, angariar as 171 assinaturas necessárias para que a proposta seja oficialmente apresentada.
Liduína Félix, ao se pronunciar, frisou a importância de aproveitar o período de recesso no Congresso Nacional para investir na articulação com os parlamentares nos estados. “Precisamos avançar na articulação. Com uma representação em cada estado, alinhada ao Mosap, devemos solicitar o apoio dos deputados e trabalhar para alcançar a meta de assinaturas. Não podemos parar”, disse a vice-presidente.
Também participaram da reunião Cleusa Maria Scherer, membro do Conselho Fiscal da Fundação ANFIP; e a associada Rose Ane Augusto Mariano, de São Paulo; além de representantes de diversas entidades do Instituto.