ANFIP e fóruns de servidores discutem reajuste salarial de 2024 e participação na MNNP

O presidente Vilson Romero e o vice-presidente de Política de Classe e Política Salarial, José Arinaldo Gonçalves Ferreira, participaram de reunião, nesta terça-feira (27/6), com os representantes das entidades que integram o Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). O objetivo foi alinhar as pautas e os detalhes da campanha salarial unificada dos servidores públicos, bem como a participação na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).

Formado por lideranças associativas e sindicais, o grupo busca a unidade nas reivindicações para apresentar na próxima reunião da MNNP, prevista para acontecer no dia 11 de julho.

Os dirigentes avaliaram, conjuntamente, a necessidade de recompor as perdas salariais dos últimos anos, considerando que houve uma significativa redução das remunerações, em razão da alta da inflação, e que o aumento emergencial de 2023 foi insuficiente; os servidores pediram 27% e o governo concedeu 9%.

Também fazem parte das reivindicações dos servidores públicos a revogação de medidas anticlassistas, a retirada definitiva da PEC 32/20 (reforma administrativa) da pauta da Câmara dos Deputados e a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (negociação coletiva e direito de greve dos funcionários públicos).

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday