Haddad: quem é o futuro ministro da Fazenda

956

O advogado e economista Fernando Haddad foi confirmado, na sexta-feira (9/12), para estar à frente do Ministério da Fazenda, a partir de 2023, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Nascido em São Paulo, 59 anos, Haddad foi prefeito de São Paulo (2013-2017), ministro da Educação (2005-2012), integrou o Ministério do Planejamento (2003-2004) e concorreu às eleições presidenciais em 2018.

Se formou em Direito, especializou-se em Direito Civil, é mestre em Economia e doutor em Filosofia, todos pela Universidade Federal de São Paulo (USP). Na mesma instituição de ensino, foi professor de Teoria Política Contemporânea do Departamento de Ciência Política.

Em sua trajetória, Fernando Haddad também foi analista de investimentos do Unibanco (1986); consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe (1988), período em que idealizou a Tabela Fipe; e subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico de São Paulo (2001-2003), na gestão de Marta Suplicy. Deixou o cargo após ser convidado pelo então ministro do Planejamento, Guido Mantega, para integrar a equipe técnica da pasta, como assessor especial, para ajudar a estruturar a Lei das Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Após ser anunciado como ministro da Fazendo, em entrevista à imprensa, Haddad apontou alguns temas que tratará como prioridades quando assumir a pasta: definição de nova regra fiscal, retomar os acordos internacionais e a Reforma Tributária.

Também no dia 9 de dezembro, o governo eleito anunciou mais quatro nomes que assumirão como ministros:

– Rui Costa: Casa Civil
– José Múcio Monteiro: Defesa
– Flávio Dino: Justiça e Segurança Pública
– Mauro Vieira: Relações Exteriores