A Receita Federal, em ação integrada com a Polícia Federal, deflagrou nesta quinta-feira (22/9) a Operação Colossus, com o objetivo de combater organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro, que utilizava um intrincado sistema de remessas de recursos ilícitos ao exterior por intermédio da compra e venda de criptoativos.
Estima-se que, inicialmente, mais de 2 bilhões de reais teriam sido movimentados em operações de câmbio suspeitas. Tais recursos ingressaram e circularam pelo sistema financeiro oficial, mediante empresas de fachada, sem capacidade econômico-financeira, e transitaram por contas de passagem até a sua conversão em criptoativos que poderiam ser utilizados no exterior.
Desvio de fundos, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional foram alguns dos supostos crimes identificados, cujos recursos foram movimentados por meio desse esquema.
Foram expedidos mandados de busca e apreensão pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, que foram cumpridos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina.
Participaram da operação 28 servidores da Receita Federal e aproximadamente de 130 policiais federais.
Fonte: Receita Federal