Com o aplicativo de agendamento, é possível selecionar o serviço desejado e escolher a unidade mais próxima que atende o serviço desejado. A marcação da data e do horário é feita de forma simples: não é necessário fazer cadastro, basta informar o CPF ou CNPJ. Antes o contribuinte escolhia a unidade de atendimento sem saber se ela oferecia o serviço que precisava, causando transtorno ao cidadão e aumento das filas no atendimento, o aplicativo de agendamento é uma solução para esses casos.
Com o aplicativo, é possível ainda sincronizar o horário escolhido com a agenda pessoal, compartilhar data e horário em outras mídias, visualizar no mapa a unidade de atendimento selecionada e traçar rotas até a unidade escolhida.
Muitos serviços da Receita Federal já podem ser feitos de forma remota, em um dos canais de atendimento virtual. Para atendimento presencial é preciso que o cidadão agende o horário antes de comparecer na unidade.
No atendimento presencial da Receita Federal você pode:
– Inscrever e atualizar dados cadastrais de pessoa física;
– Obter cópia de Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) e rendimentos informados em DIRF;
– Consultar dívidas e pendências de pessoa física e de MEI;
– Parcelar débitos que não possam ser parcelados pela internet;
– Emitir documentos de arrecadação que não possam ser emitidos pela internet; e
– Entregar documentos, requerimentos, defesas e recursos que não possam ser apresentados pela internet.
Fonte: Receita Federal do Brasil.