ANFIP debate ações para 2021 com Frente Mista do Serviço Público

517

O presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, se reuniu nesta segunda-feira (7/12) com membros do Conselho Curador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil). O encontro teve o objetivo de debater o encerramento das atividades deste ano e planejar novas ações, em especial sobre a Reforma Administrativa (PEC 32/20), para 2021.

Além dos representantes das entidades que compõem o conselho, também estiveram presentes na reunião os deputados federais professor Israel Batista (PV/DF) e Marcelo Freixo (Psol/RJ).

Durante o encontro, a falta de análise dos impactos da reforma foi apontada como um dos principais problemas na formulação do texto a serem superados. A Servir Brasil tem cobrado do governo federal transparência e divulgação dos estudos que deram base ao texto.

O deputado professor Israel, que é presidente da Frente, também destacou como uma das ações centrais para o ano que vem a ampliação do diálogo com os membros da Frente da Reforma Administrativa, para que diversos pontos que constituem a PEC 32/20 sejam reformulados a fim de defender o servidor e o serviço público prestado à sociedade. As duas frentes possuem pontos de vista divergentes sobre a reforma, mas mantêm uma mesa técnica permanente de diálogos sobre o tema.

Uma das pautas da reunião foi a avaliação de desempenho no serviço público, que já é tema de estudo pelo conselho curador e pela frente. O objetivo é a formulação de um texto conjunto, para o próximo ano, que adote critérios claros e bem estabelecidos que sustentam transparência, imparcialidade e inviabilizam injustiças e troca de favores.

Com informações da Servir Brasil