Entidades debatem defesa do serviço público em reunião no Mosap

288

A ANFIP participou, nesta terça-feira (24/11), de reunião ordinária com as lideranças integrantes do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap). O encontro, mediado pelo presidente do Instituto Edison Haubert, teve o objetivo de tratar de assuntos gerais de interesse das entidades e seus representados.

Na oportunidade, o vice-presidente de Assuntos Parlamentares, José Avelino da Silva Neto, destacou que por mais que o andamento de projetos estejam mais lentos no Congresso Nacional devido o fim do ano, é necessário que as entidades fiquem atentas e mantenham a luta em defesa do serviço público. “Não podemos parar, os direitos dos servidores devem ser garantidos pois foram duramente conquistados, não podemos abrir mão da estabilidade, realização de concursos públicos e do Regime Jurídico Único, temos que lutar até o último recurso”, completou.

Ao comentar o tema, o assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, alertou os representantes sobre os projetos dos parlamentares que são contra o serviço público, entre eles a PEC 32/20 (Reforma Administrativa). “Nós temos que estar muito atentos para saber o que virá da ‘cartola’ desta turma” criticou o assessor, que alertou também para os riscos da volta do trabalho presencial dos servidores públicos.

De acordo com Romero, a volta da modalidade de trabalho incentiva a fragilidade do sistema, colocando em risco o servidor, seus familiares, o contribuinte e o cidadão atendido. “A situação tem que ser analisada e, em seguida, ser feita uma manifestação muito firme das entidades de contra isto”, sugeriu.

Também estiveram presentes no encontro a vice-presidente de Aposentadorias e Pensões, Tereza Liduína Santiago Félix e o presidente da Estadual de São Paulo, Genésio Denardi. A próxima reunião acontece no dia 17 de dezembro às 10 horas.