ANFIP e Frente Parlamentar analisam pauta do Congresso e formulam estratégias

427

Em continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, as entidades que a compõem estiveram reunidas em videoconferência na tarde desta segunda-feira (15/6). Pela ANFIP, participaram o vice-presidente de Política de Classe e Política Salarial, José Arinaldo Gonçalves Ferreira, e o assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero, que conduziu o encontro.

Abrindo a reunião, o senador Paulo Paim (PT/RS) avaliou que os webinários realizados pela Frente têm tido repercussão positiva no meio político (assista aqui). Além disso, o parlamentar destacou alguns pontos que serão trabalhados no Congresso Nacional nesta semana, dentre eles a PEC apresentada pela deputada Carla Zambelli (PSL/SP), que reduz em 25% os salários dos servidores que recebem acima de R$15 mil.

Corroborando, Vilson Romero explicou que “na realidade o servidor federal está com os salários congelados desde 2017 com perda estimada em 35%, isto já é um corte automático”. O assessor lembrou também que os servidores foram prejudicados recentemente com a reforma da Previdência que, dentre outras perdas, aumentou o percentual das alíquotas de contribuição. Nesse ponto, o senador Paim reforçou a preocupação e os encaminhamentos dos parlamentares em relação ao tema, principalmente com as avaliações e o apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ). “Por isso, as mobilizações e reuniões on-line não podem parar”, disse Paim.

Valorização do servidor 

Por unanimidade, as entidades apoiaram a sugestão de Vilson Romero no sentido de exemplificar de modo uniforme através das mídias sociais o conjunto de perdas sofridas pelos servidores públicos. “A campanha de valorização do servidores deve ser intensificada. Os parlamentares e a sociedade devem ter real conhecimento da situação por que enfrentamos”.

Teletrabalho 

Na reunião, o cenário do teletrabalho permaneceu em pauta para avaliação das carreiras. Para o vice-presidente José Arinaldo Gonçalves Ferreira (Política de Classe e Política Salarial), “a pandemia trouxe ao serviço público uma oportunidade ímpar, que poderá modificar todo o funcionamento da administração pública e do Brasil, trazendo inclusive redução nos gastos governamentais como o de aluguéis, por exemplo. As carreiras precisam avaliar as suas peculiaridades”.

Webinário 

No próximo sábado (20/6), o webinário “O serviço público em tempos de pandemia” será realizado no estado do Rio de Janeiro. A transmissão, ao vivo, acontece a partir das 15h nas plataformas digitais da Frente (Facebook e Youtube). Participe!