O vice-presidente de Assuntos Tributários da ANFIP, Cesar Roxo Machado, e o presidente da Fenafisco (Fisco Estadual e Distrital), Charles Alcantara, acompanhados pelo professor de Economia da Unicamp e coordenador do projeto Reforma Tributária Solidária (RTS) Eduardo Fagnani, foram recebidos nesta terça-feira (27/8), na sede do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Brasília, pelos deputados Alessandro Molon (PSB-RJ), Tadeu Alencar (PSB-PE), pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira e pelo ex-governador do DF e líder do Partido no Senado, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), para discutir uma nova proposta para a matriz tributária brasileira.
Durante a reunião, Alcantara, Roxo e Fagnani apresentaram ao grupo as premissas da RTS – proposta que prevê alterações estruturais no sistema tributário atual, por meio do fomento ao desenvolvimento econômico e promoção da justiça fiscal.
Ao longo da audiência, os membros do PSB mostraram interesse pelo projeto e sugeriram que um esboço objetivo da proposta fosse apresentado para a oposição no Congresso, de modo a abrir diálogo com o governo federal.
Segundo Charles Alcantara, um conjunto de partidos políticos está discutindo e elaborando uma proposta de emenda aglutinativa global à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019, tendo como principal referência, os estudos e premissas da Reforma Tributária Solidária.
Ao final do encontro ficou acordado que o PSB irá realizar reunião junto à Executiva do Partido, com data a definir, para que a Fenafisco e a ANFIP exponham os pilares da RTS.
Com informações da Fenafisco.