Digite CPF sem traço e ponto.
Digite CPF sem traço e ponto.
1º Digite CPF sem traço e ponto, 2º Digite senha antiga, 3º Digite senha nova

NOTÍCIA

  
Assuntos Parlamentares - 22/02/2017

Reforma Tributária: Adiada apresentação de relatório

   
Reforma Tributária: Adiada apresentação de relatório

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR) apresentou nesta quarta-feira (22) aos membros da Comissão Especial para Análise, Estudo e Formulação de Proposições Relacionadas à Reforma Tributária os principais pontos que deverão constar em seu relatório prévio, que deveria ser apresentado inicialmente hoje, mas foi adiado para o início de março (veja aqui a apresentação do relator).

Hauly antecipou, em conversa com o presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, que a maior mudança ocorrerá na tributação a cargo dos estados e do Distrito Federal. Ele deverá propor a criação de um imposto sobre valor agregado (ou IVA), nos moldes do que existe na União Europeia. O IVA agregaria o ICMS (estadual), IPI, PIS, Cofins (os três federais) e ISS (municipal). Seria criado ainda um “superfisco” para centralizar a arrecadação e um imposto seletivo, federal, para tributar operações específicas, como cigarros, bebidas e energia elétrica.

O parlamentar defende menos tributos e o fim da guerra fiscal, nome que se dá aos incentivos concedidos pelos estados para atrair empresas, o que virou uma disputa em que todos perdem arrecadação. A proposta pode ser conferida aqui.

Album da notícia