Digite CPF sem traço e ponto.
Digite CPF sem traço e ponto.
1º Digite CPF sem traço e ponto, 2º Digite senha antiga, 3º Digite senha nova

NOTÍCIA

  
Eventos - 17/02/2017

Workshop instrui multiplicadores em Previdência

Atividade é promovida pela ANFIP com apoio da Fenafisco, Anauni, Sinal e Dieese

   
Workshop instrui multiplicadores em Previdência

A ANFIP, em parceria com a Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital), Anauni (Associação Nacional dos Advogados da União), Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) e Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos), deu início na manhã desta sexta-feira (17) ao workshop “Multiplicadores sobre a Reforma da Previdência Social”. Os economistas Eduardo Fagnani (Unicamp), Denise Gentil (UFRJ) e Clóvis Scherer (Dieese) conduzem a programação do início do treinamento, que termina neste sábado (18).

“Muito mais que plantar verdades, queremos semear dúvidas”, disse o presidente Vilson Antonio Romero, ao explicar que a intenção da ANFIP, ao promover a atividade, é repartir conhecimentos e disseminar informações sobre o que a Entidade estuda há décadas. “Vocês terão uma tarefa importante depois que o trabalho for concluído, que é levar à sociedade o contraponto à reforma trazida pela PEC 287/16”, disse. 

O presidente da Mesa Coordenadora do Conselho de Representantes, Jorge Cezar Costa, destacou o amplo conhecimento que a ANFIP tem nessa área e o respeito conquistado ao longo dos anos, tanto da sociedade quanto das entidades e do próprio Congresso Nacional. “Podemos nivelar o conhecimento para enfrentar o que temos pela frente”, avaliou. 

O presidente da Fenafisco, Charles Alcântara considera este momento crucial para a sociedade. “Quero parabenizar a ANFIP pela contribuição que tem dado à sociedade brasileira nesse momento tão grave da vida nacional em que se pretende desmantelar o sistema de proteção social vigente no país”, disse, referindo-se à Seguridade Social.  

O representante do Sinal, Francisco Tancredi Soares, também destacou o cenário em que tramita a PEC 287/16. “Estamos aqui para combater essa reforma”, reforçou. 

Já Valdir Santos, delegado da Anauni na Bahia, afirmou que é importante promover estudos mais aprofundados para que a sociedade consiga entender o que querem fazer com a Seguridade Social. “Não é uma luta fácil, mas, a partir de eventos como esse, a sociedade será esclarecida”, frisou. 

Esta é a primeira turma de um programa que tem o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre a Seguridade Social e todos os detalhes legais relacionados ao tripé responsável pelos maiores programas de proteção social do país nas áreas de Previdência Social, Assistência Social e Saúde. O foco deste trabalho é formar multiplicadores capazes de levar ao conhecimento público a realidade da Previdência e de ampliar o debate social sobre as mudanças constitucionais previstas na reforma. Participam deste primeiro grupo Auditores Fiscais da Receita Federal, auditores dos Fiscos Estaduais, Banco Central e advogados da União, todos indicados por suas representações sindicais e associativas. 

Programação: 

17 de fevereiro de 2017 (sexta-feira)

10 horas - Apresentação inicial

 • Eduardo Fagnani - Unicamp

 • Denise Gentil – UFRJ

 • Clóvis Scherer – DIEESE

14 horas - Análise técnico política da PEC 287/2016

 • Antonio Augusto de Queiroz - DIAP

 • Luiz Alberto dos Santos – Senado


18 de fevereiro de 2017 (sábado)

9 horas - A previdência rural na proposta de reforma

 • Jane Berwanger (IBDP)

10 horas - Técnicas de oratória, postura, entonação, oralidade, preparação para contatos com a imprensa

 • Jane Berwanger (IBDP)

14 horas – Análise da Seguridade Social

 • ANFIP

16 horas – Trabalho Conjunto – Finalização dos slides e nivelamento

17 horas - Encerramento


Album da notícia