Digite CPF sem traço e ponto.
Digite CPF sem traço e ponto.
1º Digite CPF sem traço e ponto, 2º Digite senha antiga, 3º Digite senha nova

NOTÍCIA

  
Previdência Social - 13/12/2016

ANFIP e Fonacate definem ações contra reforma previdenciária

PEC 287/16

   
ANFIP e Fonacate definem ações contra reforma previdenciária

O presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, e o vice-presidente de Política de Classe, Floriano Martins de Sá Neto, participaram nesta terça-feira (13) de reunião extraordinária do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), na sede da entidade, em Brasília. O encontro teve como finalidade tratar da articulação e da mobilização contra a Proposta de Emenda à Constituição 287/2016, que trata da reforma a Previdência Social e precariza drasticamente os direitos dos trabalhadores. 

Vilson Romero sugeriu que os dirigentes das entidades do Fórum se preparem para ampliar o debate sobre essa grave ofensiva contra os direitos sociais e dos trabalhadores. “Comecemos a pensar em seminários regionais sobre a reforma da Previdência, envolvendo bases sindicais, bases nos estados, pressionar os parlamentares”, propôs o presidente.

Floriano Sá Neto defendeu a construção de ações que levem em consideração os interesses de toda a sociedade. “Nossas propostas não devem tratar só de um grupo específico, mas da Previdência Social inteira”, ressaltou.

Na oportunidade, o Fórum criou quatro comissões de trabalho, a fim de organizar a luta das Entidades contra a PEC 287/16. São elas:

- Comissão Técnica 

Tendo a ANFIP na coordenação dos trabalhos, o grupo vai compilar os principais estudos e publicações sobre a reforma da Previdência, a fim de elaborar emendas a serem apresentadas pelo Fonacate;

- Comissão Parlamentar 

Tem a finalidade de montar uma agenda de atuação no Congresso Nacional, visita às lideranças e realização de audiências públicas. A ANFIP também vai participar da elaboração dos trabalhos;  

- Comissão de Comunicação 

Irá propor estratégias de divulgação em rádio, TV e nas redes sociais, com o objetivo de esclarecer a sociedade que a medida trará prejuízos incalculáveis tanto aos servidores públicos, quando aos trabalhadores da iniciativa privada; e 

- Comissão de Mobilização 

Buscará a articulação das entidades de classe nos estados, com o intuito de organizar uma mobilização nacional contra as medidas propostas.

Um encontro nacional contra a PEC 287/2016 ficou agendado para o dia 31 de janeiro, em Brasília/DF. Antes disso, as comissões vão se reunir para sistematizar propostas e dar início às ações em suas áreas de competência.

O Fonacate também irá elaborar uma nota pública destacando as incoerências da proposta apresentada pelo governo federal.

Com informações do Fonacate.

Album da notícia