NOTÍCIA

  
Assuntos Parlamentares - 08/11/2016

Associação cobra valorização de servidor

Seminário sobre a Conjuntura da Crise e a Pauta Prioritária do Funcionalismo Público

   
Associação cobra valorização de servidor

Cerca de 300 pessoas participaram nesta terça-feira (8) de Seminário sobre a Conjuntura da Crise e a Pauta Prioritária do Funcionalismo Público, de iniciativa da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), coordenado pela deputada federal Érika Kokay (PT-DF), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. 

Na ocasião, foram debatidos os temas prioritários dos servidores, incluindo gestão de pessoal no serviço público; regulamentação do artigo 247 da Constituição Federal (trata das atividades exclusivas do Estado); Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), (regulamentação da negociação coletiva e direito de greve); assédio moral nas instituições públicas; Lei Geral dos Concursos e efeitos da PEC do teto de gastos.

O presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, que fez parte da mesa coordenadora do evento, lamentou as medidas que o governo vem tomando para claramente desvalorizar o serviço público do país. “É fundamental deixarmos gravado nos anais dessa casa a inquietude do servidor público, aquele que constrói esta nação”, afirmou Romero.

O dirigente ainda alertou a todos para a precarização e a falta de autonomia das carreiras públicas, em especial as da administração tributária. “O governo ainda não entendeu que investir na fiscalização permite um melhor combate à sonegação, à inadimplência e a evasão fiscal”, criticou o presidente da Associação.

Ainda em seu pronunciamento, Vilson Romero condenou a atitude do governo em colocar a conta da má gestão sobre quem mais necessita do Estado, ignorando a responsabilidade dos detentores do capital financeiro. “O governo faz ajustes às custas do trabalhador do campo e da cidade e dos servidores públicos, mas retira a responsabilidade do setor privado, que detém o capital financeiro”, ressaltou. E concluiu: “É necessário unirmos forças para lutar contra a desvalorização daqueles que constroem o Estado Brasileiro: os servidores públicos”.

Também fizeram suas manifestações diversos outros dirigentes e representantes do funcionalismo, entre eles os presidentes do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Nilton Paixão e do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Daro Piffer, a coordenadora Política e Parlamentar da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), Adriana Barbosa; e, representando o governo, o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (MPOG), Augusto Chiba.

Vários conselheiros e associados da ANFIP também prestigiaram o evento.

Album da notícia